a
a
The Name Giver

2013
Michael Kessus Gedalyovich

Como artista e escritor, o trabalho de Michael Kessus Gedalyovich está sempre em diálogo com o misticismo judaico. The Name Giver [A nomeadora] toma a história bíblica da criação como ponto de partida. No primeiro livro do Gênesis, a criação divina é concluída ao se povoar o mundo com a humanidade. Essa parte da história, porém, é confusa, pois Deus parece criar, a princípio, tanto o macho como a fêmea em paralelo, ou fêmea e macho em um só corpo. Mais tarde, diz-se que Deus cria Adão primeiro e incumbe a ele a nomeação de todos os seres. Só depois é que Eva é criada de sua costela, como maneira de superar a solidão do homem.

Nos capítulos seguintes, é ela quem assume o papel dominante, negociando com a serpente e nutrindo Adão da Árvore do Conhecimento. Após a expulsão do Paraíso, Eva reclama para si o poder de nomear sem consultar Deus, e dá a seu filho o nome de Caim (em hebraico, a palavra קיניין , Cainan, tem a mesma raiz da palavra “posse”). Caim continua então a linha de desafio que resulta do ativismo de Eva.

The Name Giver diz respeito à confusão, à indecisão, à mudança e à virada na história do Gênesis. Lembra-nos de como há uma necessidade de ordenar o mundo. Aqui, como na Bíblia, é a mulher que vê o todo e assume a responsabilidade, embora as sociedades patriarcais sempre ponham os homens nesse papel. – GE

 

 

APOIO BLOOMBERG PHILANTHROPIES
EXPLORAR PROCURAR