a
a
Nosso Lar, Brasília

2014
Jonas Staal

Em 1944 e 1956 o Brasil viu duas cidades surgirem a partir de dois componentes imagéticos nacionais, o espiritismo e o modernismo. Uma delas foi Brasília, que – construída em uma área desocupada no centro do território brasileiro e inaugurada em 1960 como sua nova capital – desempenhou um papel simbólico importante na imagem do Brasil como país moderno. A outra foi Nosso Lar, uma cidade que os espíritas acreditavam pairar acima da Terra em “uma extensa região do Estado do Rio de Janeiro (entre os municípios do Rio de Janeiro, de Itaperuna e Campos dos Goytacazes)” – conforme descrição do famoso médium Chico Xavier. Segundo Xavier, Nosso Lar é o lugar onde os bons espíritos “desencarnariam” depois da morte, antes de se prepararem para a reencarnação na terra.

Embora o projeto metafísico do espiritismo e o empreendimento administrativo da arquitetura modernista pareçam mutuamente opostos, o projeto Nosso Lar, Brasília, de Jonas Staal, propõe que suas semelhanças – sua tentativa comparável, de concepção de estruturas e ajuntamentos sociais, por exemplo – permitem-nos considerá-las parte de um projeto paralelo.

Em vez de adotar uma perspectiva linear, Staal aborda o campo da arte e da arquitetura como um espaço que nos permite juntar histórias paralelas, inter-relacionadas e, às vezes, opostas. Desse ponto de partida, o artista reúne neste trabalho uma publicação, mapas, um vídeo e uma série de modelos que exploram, além dessas semelhanças, as diferenças entre as duas cidades e os movimentos históricos de que resultam. Usando esses vários componentes, desenvolve uma infraestrutura articulada com sobreposição, entendimentos conflitivos ou contraditórios de tempo e espacialidade, tentando redefinir nosso lugar não dentro, mas entre uma diversidade de narrativas históricas. – NEM/PL

APOIO BLOOMBERG PHILANTHROPIES
EXPLORAR PROCURAR