a
a
RURU

2000-
ruangrupa

Nos últimos catorze anos, o ruangrupa – iniciativa artística formada em Jacarta, Indonésia, em 2000 – passou a ser uma das mais importantes instituições de pequena escala no Sudeste Asiático. Jacarta é uma cidade espraiada, não muito diferente de São Paulo, dividida em uma série de comunidades caracterizadas pela diversidade. Trabalhando com a textura da cidade, o ruangrupa aproveita as oportunidades que surgem da dinâmica cultural existente e reage ao que acontece ao seu redor. Isso pode significar a promoção de uma banda, assumir a curadoria de uma exposição ou desenvolver uma rede internacional que possa conectar os artistas de Jacarta ao resto do mundo.

Desse modo, os membros do ruangrupa atuam entre muito campos, como música, educação, vídeo, projetos comunitários, festivais, arquitetura e práticas artísticas próprias. Na 31ª Bienal, apresentam uma estrutura híbrida de arquitetura e escultura. Esse ambiente vertiginoso reflete as diferentes atividades do grupo por meio dos encontros e experiências por que passaram durante sua estada em São Paulo. Ao se conectarem com diferentes aspectos da cidade, criaram uma espécie de retrato trans-cidades – que faz São Paulo voltar-se a si própria por meio dos olhos de artistas de Jacarta, em diálogo com o modo como as iniciativas locais entendem o significado de ser um coletivo.

Todos os elementos das atividades do ruangrupa são encontrados nessa instalação, em sentidos que revelam suas maneiras espontâneas, emaranhadas, porém sempre sensatas, de trabalhar. Desse modo, os artistas conseguem permanecer firmemente ancorados em sua situação local enquanto desenvolvem uma consciência coletiva de como a arte está se transformando no mundo todo. É essa consciência das possibilidades da arte hoje que o grupo quer oferecer ao público da Bienal. – CE

APOIO BLOOMBERG PHILANTHROPIES
EXPLORAR PROCURAR