a
a
Vila Maria

2014
Danica Dakić
em colaboração com Roger Avanzi, com os integrantes da escola de
samba Unidos de Vila Maria e com o fotógrafo Egbert Trogemann

Danica Dakić em geral começa seus trabalhos com um encontro ou uma imagem, os quais segue como uma trilha. Mantém então seus processos abertos, para permitir que os participantes improvisem, dirigindo-os de maneira delicada. Ela própria uma migrante, cria dispositivos teatrais para trabalhar em colaboração com não atores, como refugiados e nômades. Do set de filmagem para a sala de edição, a narrativa de seus filmes é construída na montagem. O deslocamento e a transformação são centrais em sua obra.

Quando Dakić conheceu Roger Avanzi, o último representante de cinco gerações de uma família circense, ficou claro que ele seria o personagem de seu próximo trabalho. Ao filmá-lo enquanto se maquia para tornar-se o palhaço Picolino, a artista confronta o espectador com uma situação concreta de transformação. Picolino foi criado por Nerino Avanzi, fundador do Circo Nerino (1913-1964), e seu filho, Roger, herdou o personagem. Picolino é inseparável do corpo de Roger embora exista além dele.

Picolino fez parte do desfile de Carnaval em 2014 da escola de samba Unidos de Vila Maria. Para Vila Maria, Dakić filmou Roger Avanzi no Museu do Circo, que ele ajudou a criar em São Paulo para preservar as memórias de Picolino e do circo brasileiro. Em outro tempo e espaço, no pátio da escola de samba, oito “Picolinos”, de todos os tamanhos e idades posam para a câmera de Dakić. Eles dão novas encarnações ao personagem e, em troca, este dá a eles uma nova máscara e novos papéis a desempenhar em um chamado poético à transformação. – BS/GE

APOIO BLOOMBERG PHILANTHROPIES
EXPLORAR PROCURAR